Proteína // qual, quando e como
Cada vez mais as pessoas colocam as expectativas máximas nos suplementos como resultado milagroso mas o suplemento é como um creme anti-celulítico: sozinho não vai fazer efeitos. Não há milagres!!!! Eu pessoalmente nunca fui muito adepta dos suplementos, talvez por falta de conhecimento ou talvez porque o desporto, a alimentação e a genética sempre me ajudaram mas tenho curiosidade em saber se funcionam ou não, tal como vocês certamente!
Eu acredito (atenção!!!) que para ter resultados é preciso suar mesmo, comer bem, dormir bem e beber líquidos. Acho que já disse isto aqui algumas vezes ihih claro que se quiserem tomar suplementos os resultados podem ser ainda melhores e mais rápidos mas não se esqueçam que os suplementos para serem os mais adequados devem ser aconselhados por um nutricionista de acordo com os objectivos, os treinos, a alimentação e o peso e altura de cada pessoa.
Eu sei que nem todos nós temos possibilidades para ir a um nutricionista mas cada vez mais existem opções mais acessíveis (consultas on-line, consultas low-cost, promoções) e a a informação é cada vez maior (tentem sempre verificar se é fidedigna!). Idealmente, procurem informar-se com pessoas formadas na área, pessoas que sabem do que falam e, acima de tudo, pessoas que não tenham nenhum interesse. Não tem mal nenhum abordarmos um personal-trainer no ginásio e tirar algumas dúvidas meninas!!
Tomas suplementos?
Sim, o único suplemento que tomo é proteína após o treino para evitar a perda de massa muscular e o aumento de massa magra.
Que proteína tomas?
A minha proteína é a MyVegies 100% Vegetable Protein sabor a baunilha e antes já tomei a de chocolate. Gosto de ir variando para não enjoar. Optei por uma proteína vegetal porque em Setembro do ano passado confirmei a minha intolerância ao leite e deixei de tomar Whey (proteína do soro do leite).
Quando costumas tomar?
Só tomo a proteína quando faço exercício físico. Normalmente tomo cerca de 4 vezes por semana que são os treinos que tenho realizado (confesso que às vezes esqueço-me de levar).
Como é que a tomas?
Tomo sempre meio scoop (medidor que vem dentro do saco da proteína) diluído em água fria até 30 minutos depois do treino. Por hábito nunca tomo um scoop inteiro.
Se quiserem saber mais sobre suplementação visitem o site da Prozis! Espero ter esclarecido algumas dúvidas!!! Alguma informação extra deixem nos comentários ou enviem mensagem privada 🙂
Pingback: NOVA alimentação // – Operação Ano Inteiro
Obrigada pelo post Margarida, sempre muito esclarecedora! Depois da troca de e-mails segui o teu conselho e contactei uma nutricionista. E vou partilhar a informação que aprendi:
Geralmente a proteína Whey que encontramos à venda no mercado tem corantes, hidratos de carbono e adoçantes incorporados no pó porque são muitas vezes feitos para um publico alvo: os body builders. O objectivo é de ficar “maior” e é um fato que Protein Whey engorda, se não for bem consumida (tomarmos sem fazer exercício, excedermos as doses recomendadas e se não bebermos muita água durante o dia todo, mesmo que não exercite. A água vai ajudar no processo de absorção das proteínas e, não vai deixar os rins e fígados sobrecarregados).
Dito isto, e não querendo assustar!! a médica realçou a importância que a proteína tem e como é crucial depois de um treino para nutrir os músculos e secar sem magoar o tecido. Recomendou-me por isso, tomar proteína de Arroz ou vegetal sempre que possível em alternativa à proteína Whey, até 30min depois do treino. Sugeriu comprar a proteína de arroz em pó que se vende no Celeiro e misturar em água. A marca chama-se ISWARI que é 100% natural e biológico.
Estou bastante satisfeita pois já não tenho cãibras nem mau estar nos músculos como tinha regularmente. Este produto também é uma boa alternativa para quem tem intolerância ao leite e vou ver se experimento a tua de vegetal quando acabar o meu pacote 🙂
Beijinho e continua ****
Obrigada eu pelo feedback e pelas informações :))
Eu também prefiro a vegetal, sinto-me satisfeita e não fico inchada. Obviamente que “cumpri as ordens” e só tomo as doses recomendadas e apenas após o treino. Acho que tudo tem e deve ser feito com conta, peso e medida, certo? 🙂 A ver se experimento a tua também. Já tinha ouvido falar… Em relação à minha, acho que prefiro a de chocolate. A de baunilha é díficil de se dissolver! Se experimentares ja sabes.
Beijinhos