Alimentos que podem arruinar a “dieta”
Para ajudar ainda mais a vossa motivação juntei aqui alguns alimentos que podem mesmo arruinar a “dieta” de quem está a tentar perder ou manter peso. Espero que seja útil!
1. Refrigerantes: Neste caso, acho que não há novidades, certo? mesmo os refrigerantes light ou zero tem aditivos que intoxicam o organismo. Como diz a famosa frase “se damos água aos nossos animais e plantas, porque é que damos refrigerantes às pessoas?”.
Sugestão: O melhor será mesmo optar por água ou infusões/chás sem açúcar.
2. Alcóol: O alcóol seca o organismo e atrasa a recuperação muscular tornando assim o processo de emagrecimento ou definição muito mais lento. Já para não falar da quantidade de calorias e açúcares associados. Querem exemplos?
- Cerveja (200 ml) = 80kcal;
- Vinho (100 ml) = 76kcal:
- Vodka (45 ml) = 97kcal;
- Caipirinha (200 ml) = 350kcal;
- Uísque (50ml) = 110kcal;
- Mojito (180ml) = 143kcal.
Sugestão: Se não puderem evitar, optem pelo Vinho Tinto;
3. Bolachas light: Bolachas são alimentos processados, alimentos processados são alimentos que contém muitos ingredientes e obrigam o corpo a fazer um esforço extra para os digerir. Supostamente a vantangem destas bolachas é permitir regular o trânsito intestinal através da presença de fibra. No entanto, estas bolachas costumam ter um teor em fibra que não se justifica em comparação com os altos níveis de açúcares.
Sugestão: 1 fatia de pão integral ou pão caseiro; caso vos apteça mesmo bolachas vejam estas aqui – é das minhas marcas favoritas mas não faz delas saudáveis;
5. Barras de cereais: As barras podiam ser uma ótima opção para os pequenos lanches devido à sua praticidade mas para além das calorias (que embora sejam necessárias para dar energia ao nosso corpo, a maioria tem elevados níveis de açúcares (as vezes mais de 10/15gr). Leiam sempre a tabela nutricional!
Sugestão: Tostas de milho/arroz/quinoa (à venda em qualquer supermecado) ou as famosas marinheiras – vejam outros snacks saudáveis aqui;
6. Saladas: Sim, óbvio que não são as saladas que engordam mas os molhos utilizados. A maior parte das pessoas que não adora salada tenta sempre optar por um molho de forma a disfarçar o sabor dos legumes. Não se esqueçam é que esses molhos são autênticas bombas calóricas e têm altos níveis de sal!
Sugestão: Se não resistirem a um molho tentem optar por mostarda ou temperem apenas com azeite e vinagre balsámico, por exemplo;
7. Mel: Embora o mel seja uma alternativa ao açúcar, engorda da mesma forma. A única vantagem é que não é um produto industrializado, como é o caso do açúcar.
Sugestão: Se utilizam para juntar a iogurtes ou papas experimentem não abusem nas quantidades.
dados: http://www.deco.proteste.pt/; http://www.huffingtonpost.com/
Obrigada pelas dicas!
Óptimas dicas 🙂
Adoro o blog, parabéns.
Obrigada Bárbara :)))