O índice de massa corporal, mais conhecido por IMC, é um índice adotado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para o diagnóstico da obesidade. Este índice mostra-nos que quanto maior for o IMC de um indivíduo, mais elevado é o risco de morte precoce. (!)é apenas uma estimativa!

Como calcular?

IMC = peso / altura^2

Categorias do IMC:

<18,5 = baixo peso

18,5 – 24,9 = peso normal

25 – 29,9 = excesso de peso

> 30 = obesidade

O IMC não deverá ser o único factor a ter em conta na procura de um estilo de vida saudável uma vez que só contempla dois fatores. Por exemplo, no caso de uma pessoa com um elevado peso devido a uma alta % de massa muscular o IMC vai considerar excesso peso assumindo automaticamente que o peso alto é devido à gordura.Este índice também não é indicado para grávidas nem crianças com menos de 2 anos.

Penso que é útil pra termos uma ideia de como está o nosso rácio peso-altura no entanto nada melhor do que consultar um médico avaliar todos os fatores necessários como a % massa muscular vs % gordura.

Como calcular necessidades calóricas diárias?

A TMB é um cálculo das calorias necessárias para o corpo garantir o funcionalismo vital. Qualquer tipo de atividade física aumenta a necessidade de energia e requer, por isso, a ingestão de mais calorias. (!) Não se esqueçam de multiplicar o vosso nível de atividade na formula em baixo.

  • Homens:

TMB = 66 + (13,7 x peso, kg) + (5 x altura, cm) – (6,8 x idade em anos) x nível de atividade

  • Mulheres:

TMB = 655 + (9,6 x peso, kg) + (1,8 x altura, cm) – (4,7 x idade em anos) x nível de atividade

Nível de atividade:

  • Grau mínimo (sem exercício físico) = TMB x 1,2
  • Baixo (1-3 vezes por semana) = TMB x 1,375
  • Médio (3-5 vezes por semana)= TMB x 1,55
  • Alto (6-7 vezes por semana)= TMB x 1,725
  • Muito alto (mais do que uma vez por dia) = TMB x 1,9

O resultado é uma estimativa do número de calorias necessárias diariamente para manter o peso atual.

Nota: Claro que ingerir 100kcal de bolachas não é a mesma coisa que ingerir 100kcal de peixe ou vegetais portanto pensem nisto e façam boas escolhas!!! O objetivo destes cálculos é ajudar-vos na escolha de boas calorias (peixe, carne, frutas, vegetais, frutos secos) e eliminar ou reduzir as más calorias (açúcares refinados, sal e álcool). O segredo está no equilíbrio.

Fonte: Dr. Daniel G. Amen in “Mude Cérebro, Mude de corpo”