Comer hidratos sim ou não? //
Um assunto que causa alguma controvérsia no mundo saudável mas que é importante todas estarmos a par. Como já disse várias vezes aqui no blogue não sou a favor das dietas malucas nem dos suplementos milagrosos mas sim de uma dieta equilibrada e variada. Os hidratos de carbono são muitas vezes vistos como os inimigos da dieta mas são fundamentais ao nosso dia-a-dia, a menos que passem o dia a dormir ihih. Hidratos de carbono são energia, energia essa que se gasta ao longo do dia portanto sim, devemos comer hidratos se nos queremos manter activas!!! São eles aveia, pão, massa, batata, arroz, fruta… Agora as perguntas podem ser:
Mas a todas as refeições? Depende. Eu como ao pequeno-almoço, almoço e jantar e como porque gosto, me sacia e me faz sentir bem. Se quiser desinchar eu sei que basta cortar os hidratos à hora de jantar e ao fim de uma semana vejo logo diferença mas no meu caso, e de quem não queira perder peso, cortar nos hidratos não é bom porque provoca uma diminuição de peso. Portanto, se querem emagrecer ou desinchar, antes de tomarem uma decisão radical e acabarem com os hidratos na vossa alimentação, experimentem cortar a uma refeição (eu corto a noite porque me deito muito cedo, não tenho necessidade de comer sempre sempre). Atenção que só faço isto quando quero desinchar, no meu dia-a-dia eu como arroz ou massa ao jantar.
Mas em grandes quantidades? Não. Se são pessoas que, como eu, estão sempre com fome e não dispensam um arroz ou uma batata-doce às refeições o segredo é reduzir a dose. Em vez de comer 1 batata inteira se calhar como sou meia, em vez de comer 8 colheres de arroz se calhar como só quatro. Claro que isto depende do organismo de cada um – vejam como se sentem bem e vão experimentando até descobrirem o melhor para vocês.
E a noite, posso? Sim. Aqui há controvérsia eu sei mas comer de manhã, à tarde e à noite, é perfeitamente igual! As calorias são as mesmas. Os benefícios e os malefícios estão lá a mesma. A única diferença é que se se deitarem cedo a probabilidade de conseguir queimar o que comeram é menor (se bem que a dormir também se queimam calorias).
O segredo está no equílibrio – saber dosear é muito importante para manter a dieta.
Pingback: Hidratos de carbono para a corrida. Sim ou não? – Operação Ano Inteiro