Tenho fome à noite, e agora? //
Hoje esclareço uma das dúvidas mais comuns – afinal de contas, o que é que podemos comer antes de dormir? Para mim sempre foi uma enorme dúvida porque embora me deite cedo se jantar pouco fico com fome passado uma hora portanto é sempre bom sabermos algumas opções para ter à mão se a “sirene da fome” tocar 🙂
Deixo por ordem crescente a opção de refeição da mais leve à mais “pesada” sendo que todas as opções são saudáveis, dependem apenas do objectivo de cada um. Por exemplo, se querem perder peso comer uma papa maizena à noite poderá não ser a melhor opção mas um punhado de nozes já será mais adequado. Claro que para um plano nutricional correcto e adaptado a cada um devem consultar sempre um especialista.
- Frutos secos
O segredo dos frutos secos é a moderação. São uma gordura boa, nutritiva e cheia de benefícios mas, em média, uma boa dose não deve exceder uma mão. Os nutrientes presentes combatem os radicais livres, responsáveis pelo stress oxidativo do organismo, prevenindo algumas doenças e até o envelhecimento precoce.
- Iogurte com gelatina
O iogurte é rico em cálcio que ajuda a dormir e a gelatina é um doce sem ser doce (opto pela 0% da royal) e é uma boa opção para a noite porque não enche em demasia mas aconchega o estômago. Embora o iogurte possa ser à vossa escolha, evitem os gregos cheios de açúcar e gorduras prejudiciais.
- Omelete
Já sabemos que os ovos são uma excelente opção devido ao seu alto teor em proteína e baixa em calorias. Façam 2-4 ovos numa frigideira anti-antiaderente preferencialmente porque evitam ter de utilizar gordura. Caso queiram utilizar optem por azeite ou óleo de coco. Deixamos de fora as manteigas e óleos vegetais tradicionais.
- Pipocas caseiras
O milho é muito saudável mas as pipocas do cinema não levam só milho (infelizmente) portanto nada como optar por umas pipocas caseiras. Vejam a receita aqui.
- Papa maizena
Já deixei aqui a receita uma vez. Para as meninas que querem manter ou ganhar peso a papa é uma boa opção e uma das minhas preferidas. Claro que não é para comer todos os dias mas assim de vez em quando não tem mal. A maizena é #glutenfree e #dairyfree. Vejam a receita aqui.