Se estavas à espera do início do ano para começar a treinar já não tens desculpas! “Ano novo, vida nova” é o teu lema? “Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje” é um lema melhor. Vais começar amanhã. Aceitas o desafio?

Queres começar a treinar e não sabes como? Já tens a roupa pronta mas falta a motivação? Pagaste o ginásio mas ainda não foste? Então eu vou-te dar as melhores dicas para começares já a treinar! Só precisas de ti e da tua força de vontade. Eis o que precisas de saber:

1. Encontra uma atividade que tu gostes!
Temos de ser realistas, há dias que ninguém tem vontade de treinar, nem mesmo a Gabriela Pugliesi mas como ela diz “a gentxi vai e não reclama”. Claro que isto fica mais fácil se gostarmos do que fazemos. Não há desportos de sonho tal como não há homens, trabalhos etc (ahah) mas a sério, procurem um desporto que vos suscite vontade de fazer, algo que gostassem de aprender ou melhorar, um desporto que tenham lá uma amiga ou mesmo um que vocês nunca tenham pensado ;

2. Reserva um horário e cumpre-o!
O horário do ginásio é um compromisso como outro qualquer, pelo menos é assim que o deves encarar! Eu gosto de ir logo de manhãzinha porque se surgir alguma coisa no trabalho já não fico “chateada” em não ir. Escolhe o horário que mais te dá jeito e cumpre-o! Não é fácil ao início mas prometo que vai compensar.

3. Procura motivação!
A motivação é o segredo! Quando me perguntam como é que arranjo motivação para ir treinar eu explico sempre que na maior parte dos dias é algo intrínseco, faz parte da minha rotina portanto eu vou sem pensar muito nisso mas nos dias em que não me apetece tanto eu saco uma música nova, mudo a roupa habitual ou simplesmente convido uma amiga/o para vir comigo! Estes pequenos truques ajudam, o resto vem de arrasto.

4. Ouve o teu corpo!
Quando começamos estamos cheios de motivação, queremos e achamos que podemos fazer tudo e nem sempre ouvimos o nosso corpo. Eu não treino todos os dias, treino os dias que o meu corpo pede e que me apetece (ou seja, que a minha mente está de acordo). É importante saber ouvir o nosso corpo e respeitá-lo porque de outra forma acabamos por desistir e essa palavra não entra no nosso vocabulário.

Vamos treinar?