A proteína vegetal é uma alternativa ao whey protein. Adequada para vegetarianos, vegans e intolerantes ou sensíveis a produtos com leite e/ou lactose. Tem inúmeros benefícios quando aliada ao exercício físico regular e a uma alimentação saudável. Idealmente, a dose não deve exceder um scoop diário (medida que vem dentro da embalagem) pois o seu consumo excessivo poderá trazer problemas renais.

Há cerca de 1 ano fiz um post onde esclareci as dúvidas relativamente à toma da proteína, podem vê-lo aqui. A única diferença é que agora consumo a proteína da gold nutrition – v-protein – normalmente 3-5 vezes por semana que é o número de de dias que treino mas a dose mantêm-se – 1/2 scoop. Todos sabemos que a proteína é um macronutriente fundamental para todos mas sobretudo para os desportistas que desgastam os seus músculos mais rapidamente que os restantes. Atualmente, a nossa alimentação é rica em carboidratos e o consumo de proteína é cada vez menor, o consumo de um suplemento pode ajudar. (Falem com o vosso médico sempre).

Este macronutriente não é encontrado apenas em suplementos mas na alimentação diária – para saberem quais os alimentos com maiores níveis próteicos vejam aqui mas o post de hoje é uma explicação breve das vantagens das proteínas e a quem é que ela se destina.

Benefícios:

  • Ajuda no crescimento da massa muscular
  • Ajuda na recuperação muscular
  • Ajuda na perda de peso

Malefícios:

O excesso de proteína traz problemas graves(!) ao organismo sobretudo aos rins que não conseguem diluir tanta proteína. Hoje em dia, cada vez mais surgem problemas de rins devido ao excesso de proteína ingerida. Consultem um nutricionista para saber se podem/devem tomar algum suplemento alimentar e se sim, quais são as doses aconselhadas.

Diferenças entre whey e proteína vegetal:

A proteína vegetal (proveniente de fontes não animais: ervilha, quinoa, arroz) é tolerada por todos uma vez que não contém soro do leite que limita a sua ingestão por todos os alérgicos e intolerantes ao soro do leite ou à lactose. Normalmente as proteinas whey têm um maior indíce proteíco por scoop em detrimento das proteínas vegetais mas hoje em dia essas diferenças já não são tão acentuadas.

A quem se destina:

Pessoas que treinam e que sentem que precisam de um boost extra na recuperação muscular, que sentem que não obtêm a proteína que necessitam através da  alimentação, que procuram aumentar o seu peso de forma saudável (mais massa muscular, menos gordura).