Normalmente, um desportista pensa em treinar, aumentar peso e ver resultados o mais rapidamente possível mas o período de deload é um período fundamental para quem pensa nos treinos a longo prazo, segundo o coach. Antes de treinar com ele, nunca tinha ouvido falar desta prática mas até faz sentido se pensarmos que estamos 5 semanas a aumentar a carga semanalmente, ter uma semana mais calma é fundamental para desacelerar e atingir bons resultados no futuro.

Após as seis semanas de treino com a sik nutrition, vejam aqui como tudo começou e uma alimentação regrada a contar macronutrientes (aqui) chegou a semana do deload que é o que vos venho explicar hoje. O meu coach escreveu um artigo interessante sobre este tema, podem espreitá-lo aqui.

Resumindo, um deload é um período de maior descanso face às restantes semanas de treino. Mas em que é que consiste? É um período semelhante em termos de treino mas com os pesos em metade e dura normalmente uma semana. É um bom período para recuperar das semanas de treino anteriores e para ganhar motivação para o novo ciclo que se inicia na semana seguinte.

Um Deload é considerado como uma fase planeada de uma ou mais semanas (microciclos) com redução de volume total de treino e/ou frequência. Desta forma vamos inevitavelmente treinar com menor impacto do que uma semana “normal” de treino.

                                                   Jay Sik

E se não tens acompanhamento de treino, como é que podes saber se precisas de um deload?

  • Não vês progressos a nível físico e tens treinado regularmente e comido bem (!)
  • Andas cansado dos treinos que tens feito, sobretudo de alta intensidade ou por períodos muito longos
  • Andas com uma baixa performance no teu dia-a-dia
  • Dormes pouco e/ou mal

Em termos nutricionais, o coach aconselha a mantermos a alimentação totalmente igual exceto casos muito específicos uma vez que é uma semana de recuperação e para tal as calorias e/ou macronutrientes não devem ser reduzidos. Se quiserem saber mais, espreitam o artigo escrito pelo próprio.

E vocês, já alguma vez fizeram deload? Já conheciam esta prática?