Jejum intermitente? Todos os dias!
Fala-se muito hoje em dia do jejum intermitente na ajuda para a perda de peso, para “secar” a barriga ou para a “limpeza” do organismo. Sou sincera que até há 1 ano atrás, nunca tinha ouvido falar desta prática sem ser relativamente ao povo muçulmano na altura do Ramadão. Por aqui já podemos ver que é uma prática antiga e, agora que começou também ela a ser realizada por mais pessoas, é normal que gere alguma curiosidade.
Antes de mais, é importante saberem que fazer um jejum é uma prática que deve ser sempre acompanhada por um nutricionista, caso contrário pode trazer sérios problemas de saúde. Se não pensam em ser tão radicais, experimentem um detox. E quando falo em detox, não falo em dietas líquidas ou em cortar grupos alimentares do nosso dia-a-dia. Já sabem que o extremismo não é comigo. Falo sim em escolher alimentos inteligentes com propriedades nutricionais interessantes e sem rótulos. Vejam aqui uma das minhas escolhas – o Plano de 1 dia.
Agora vocês perguntam-me como é que faço jejum todos os dias, certo? Todos fazemos no período em que estamos a dormir! 😅 No meu caso, sendo que a minha última refeição é 2h antes de ir para a cama e durmo em média 8h/noite (minhas ricas 09h de sono diárias que se perderam sem eu dar conta) acabo por ter sempre cerca de 10-12h de um período sem comer que acaba por ser o jejum.
Será que faz diferença? Não sei, sei que sempre gostei de me deitar cedo e, segundo os especialistas, ha uma relação entre uma boa noite de sono e um bom controle do peso. E aqui não falo em ser gordo ou magro; falo em ser saudável. Ter um peso.
Se pensarmos bem esta correlação faz sentido, sendo que durante o período que estamos a dormir, não fazemos refeições e por si só não ingerimos alimentos mas também porque é durante o sono que há um equilíbrio hormonal . Já me aconteceu várias vezes nos dias em que durmo mal – são raros, más acontecem – comer mal e ter mais vontade de consumir doces. Não vos acontece?
O que precisam de saber caso queiram começar a fazer jejum intermitente:
- PRIMEIRO, falem com o vosso médico para saber se esta é uma prática que podem adotar – nem toda a gente pode fazer períodos de jejum especialmente no caso das grávidas mas não só.
- Um período antes de pensarem em fazer jejum cortem com alimentos como açúcares e álcool.
- Evitem comer alimentos processados e com muitos ingredientes. Normalmente é essa a minha definição de “processados”.
- Durante uma semana experimentem fazer a vossa última refeição pelo menos 2h antes de se deitarem e a primeira do dia após 1h – antes disso, ao acordar, beber 1 copo de água morna com limão ajuda a ir à casa de banho e a consumir mais água ao longo do dia – a evitar por quem tem problemas gástricos!
- Tentem dormir diariamente pelo menos as 07-09h recomendadas. Um sono reparador é fundamental para qualquer pessoa!
Lembrem-se que a primeira refeição após o jejum é a mais importante porque vão dar ao vosso corpo energia depois de várias horas sem comer. Aconselhem-se com um nutricionista e façam escolhas nutricionais completas. Eu gosto de comer um pouco de tudo – Proteínas, gorduras saudáveis e hidratos de carbono complexos são bem-vindos. Depois, o horário das refeições pode e deve ser feito como estão habituados. No meu caso, eu gosto de comer de 3h em 3h para evitar poços de fome e de vontade de comer doces.
Opções saudáveis para o pós-jejum:
- Sumo natural e uma omelete de vegetais
- Papas de aveia com fruta descascada
- Torrada com ovo e abacate
Vejam outras opções aqui.
Falem com o vosso médico e saibam de que forma o jejum pode ser uma boa opção caso queiram perder peso e/ou limpar o organismo. Se estão abaixo do peso, grávidas e/ou tem alguma doença, esta prática não deve ser realizada.
Partilhem comigo se fazem jejum intermitente mesmo sem saberem e, caso ja facam, se notam alguma diferença 💜
Pingback: Acelera o teu metabolismo!! NATURALMENTE – Operação Ano Inteiro