Hidratos de carbono para a corrida. Sim ou não?
Por indicação de uma amiga, li um artigo super interessante (!!!!) sobre a dualidade dos hidratos de carbono na corrida, escrito por Matt Fitzgerald, o autor do livro “The Endurance Diet: Discover the World’s Greatest Athletes’ 5 Core Diet Habits to Look, Feel, and Perform Better”.
Basicamente ele fala sobre os atletas que adoram os hidratos e acreditam que estes são fundamentais para o ganho de energia e aqueles que preferem a proteina e a gordura como macronutrientes fundamentais e mantêm uma dieta low-carb.
O que ele conclui no artigo é que, embora a gordura e a proteína também forneçam energia, os hidratos de carbono fornecem energia muito mais rapidamente. Os atletas que ingerem hidratos de carbono tem performances melhores em comparação com atletas que têm uma ingestão baixa.
All we know for sure is that the more you train, the more carbs you need.
Matt Fitzgerald
Para mim o segredo está no equilíbrio, não sou fundamentalista. Obviamente que como hidratos de carbono e idealmente em todas as refeições mas tento fazer escolhas inteligentes: dar preferência a hidratos complexos em detrimento dos simples. E se como hidratos simples (bolos, bolachas, aqueles processados que de nutrientes têm zero mas de açúcar têm tudo) como menos na seguinte…
Do results such as these mean that runners should eat lots of carbs all the time? No. New research has shown that endurance athletes can benefit from doing select workouts in a carbohydrate-deprived state
Matt Fitzgerald
O autor também fala de que os atletas podem beneficiar de alguns treinos em jejum para aumentar a resistência e a capacidade aeróbica mas isto apenas numa dieta com ingestão regular de hidratos!
Nesta fase que me estou a preparar aumentei a ingestão de hidratos de carbono em todas as refeições e aumentei porque sinto que preciso de energia para correr longas distâncias, especialmente porque já não estava habituada a correr. Apesar disso sempre gostei de treinar de manhã cedo antes do trabalho e por isso é raro comer alguma coisa antes.
Vale a pena lembrar que os meus treinos matinais são sempre curtos, máx 30-40min e eu treino em jejum porque me sinto bem e já o faço há muitos anos. Normalmente no dia anterior ao jantar faço uma refeição completa com sopa, prato principal (inclui hidratos!) e fruta.
Hidratos, YAY or NAY?