Queeee semana!!! Com menos um dia de trabalho e mais umas horas de sono tive mais tempo de me dedicar à corrida, no feriado do 5 de Outubro corri os meus primeiros 16km de sempre! Que emoção! Uma distância destas não se faz antes ou depois de um dia de trabalho, é preciso quase um ritual com muito descanso, bons nutrientes e claro, uma vontade enorme de conseguir!

Praça de Espanha – Campo Pequeno – Saldanha – Anjos – Av. Almirante Reis – Rossio – Baixa – Terreiro do Paço – Cais Sodré – Santos – Alcantâra – Belém 

E lá fui eu… depois do record do domingo passado tanto a nível de tempo como de km’s, foi hora de dar corda aos sapatos e acrescentar mais 16km à conta. A 7 dias da meia maratona de lisboa, sinto-me motivada mas ainda um bocadinho assustada com este objetivo dos 21.1km. Acabei por fazer apenas 2 treinos de musculação esta semana e 1 longo de corrida.

Mas como nem tudo são notícias boas, ando cheia de dores nos joelhos quando corro e, descobri que, para além de ter ganho uns % de massa gorda, perdi também alguns kgs de massa muscular, o que me deixou desanimada porque é sempre algo que levo muito tempo até conseguir. Ao mesmo tempo, já sabia que isto poderia vir a acontecer quando começasse a, sem querer, valorizar mais os treinos de corrida e menos os de musculação. E quando digo valorizar não é deixar de fazer musculação mas é ouvir o meu corpo e se, para correr no dia seguinte, precisar de faltar a um treino de musculação, vou fazê-lo. Embora sejam fundamentais, o cérebro estabelece prioridades e neste momento a minha é conseguir terminar os 21.1km do próximo domingo e para tal é preciso alguns kms nas perninhas.

E agora, o porquê de ter perdido massa muscular?

Em relação ao peso, manteve-se igual e, talvez porque embora ande a fazer mais exercício cardiovascular, aumentei bastante a minha ingestão calórica diária. Algo que se não tivesse feito, certamente teria diminuído no peso que era algo que eu não queria. Não estou a seguir nenhum plano específico mas tenho comido 6 vezes ao dia, aumentar a ingestão de frutas e legumes e ingerir hidratos de carbono (saudáveis) em todas as refeições. A corrida é um treino cardiovascular que a partir de certa altura, para além da queima de gordura, começa também a queimar músculo, daí os verdadeiros adeptos da musculação se manterem longes das longas corridas e daí ser preciso muito alimento para se manter o peso. Infelizmente, a massa muscular acabei por perder, talvez por ter reduzido os treinos de musculação e por estar mais “livre” na alimentação, acabei por ingerir menos proteínas e mais de outros grupos alimentares. Mas todas estas coisas fazem parte do processo e portanto, a massa magra não vai ser nada que não recupere já a partir do dia 15 de Outubro.

E bora lá, faltam 6 dias malta!!!!!!!:)