Vocês já sabem que o estomâgo nunca foi o meu forte, aliás sempre foi o meu ponto franco… sempre comi de tudo mas tive digestões difíceis, dores abdominais, inchaços e alguma azia. Claro que isto tudo melhorou quando descobri a minha intolerância ao leite e comecei a evitar todos os alimentos que contêm lacticínios. Numa primeira fase, retirei apenas a lactose, ou seja ainda comia alimentos lácteos mas sem lactose (leite sem lactose, iogurtes sem lactose etc…). Numa fase seguinte, retirei por completo os lácteos.

Fora isso, sempre quis melhorar a minha digestão, sobretudo perto das épocas festivas, altura em que comemos mais e comida que causa inchaço (vejam aqui os piores alimentos para o inchaço) como os farináceos e os açúcares refinados. Hoje digo-vos três dicas que me ajudam muito na digestão:

  1. Ananás – Depois de uma refeição mais pesada, o ananás é sempre a minha fruta favorita. Conhecida pelas suas propriedades digestivas e descongestionantes, é uma ótima fruta para aliviar o peso da comida no estomâgo. Já para não falar que é baixa em calorias e 80% da sua composição é água, ajuda também a ir à casa de banho. Em tempos já tomei um suplemento super natural que adoro que se chama SuperAnanás e, embora seja um diurético indicado para quem quer “emagrecer” ao mesmo que tempo que dá um boost na sua imunidade, é também ótimo para quem quer melhorar a digestão.
  2. Água ou chá de menta– A água é uma solução mas que não funciona a curto-prazo. A água deve ser consumida ao longo do dia e não toda de uma vez após a refeição. Para soluções rápidas e depois das refeições prefiro optar pelo chá de menta que é também um ótimo digestivo tal como o ananás e, normalmente, é fácil de encontrar em todos os restaurantes.
  3. Enzimas digestivas – Esta é a ultima estratégia e é usada em último caso e quando já sei que vou comer mais do que devia. Normalmente só tomo em ocasiões especiais como foi o caso do Natal. Ninguém resiste aos cozinhados da avó, ainda para mais quando ainda há sobremesas… Fiz um esforço enorme como imaginam. Já experimentei várias: deixo-vos aqui algumas das que mais gostei:
    1. Pancreatin – dou-me muito bem com esta embora não note uma enorme eficácia quando falo em alimentos com leite. Mas se tomar só após uma refeição em excesso resulta bem. Como é da marca da prozis tem 10% de desconto extra com o meu código: MAGGYSANTOS10.
    2. Lipozyme – vende-se em qualquer farmácia ou parafarmácia e é de uma marca francesa líder em suplementos naturais (byocite). Deles também tomo a curcumina encapsulada de manhã com o meu copo de água com limão, como mostro muitas vezes nos instastories que, para além de ser um excelente anti inflamatório natural (o melhor que está no mercado pela sua biodisponibilidade 185x superior aos restantes), é também ótimo para evitar digestões complicadas.

E vocês, que estratégias têm para vos ajudar na digestão??