Semana 6 – A uma semana da meia maratona de Lisboa
Já não é novidade para muitos que no próximo dia 11 de março às 10:30 vou correr a meia maratona de Lisboa: a icónica prova que atravessa a ponte 25 de Abril, que passa pelo cais Sodré, vai até à Cruz quebrada e termina em Belém.
A medida que o dia se vai aproximando há uma mistura de sensações que vai surgindo. É uma ansiedade boa, um nervosismo miudinho e uma vontade louca de testar as pernas para a prova mas a semana antes deve ser uma semana de descanso essencialmente.
Quero fazer o meu último treino longo ate quarta-feira e a partir daí um ou dois dias de musculação “levezinha” só para ativar os músculos. Se no sábado tiver com muita energia faço uma caminhada mais longa mas a ideia era e epousar totalmente para domingo estar a 100% a nível muscular e energético. Esta técnica de não cortar totalmente o exercício chama-se descanso ativo e é a técnica adoptada para a semana seguinte à prova. Em vez de se parar totalmente o exercício, escolhem-se exercícios com menor impacto como natação ou ioga.
Mas agora o foco é a semana que se inicia amanhã e por isso deixo-vos aqui algumas indicações que gosto de ter em conta:
- Alimentação – quero dar ao meu corpo o máximo de nutrientes para lhe dar energia para os dias que antecedem. Flocos de aveia, fruta especialmente banana, carne branca ou peixe e arroz, são alimentos que não podem faltar. Os hidratos de carbono de absorção lenta são o combustível da corrida. Ao mesmo tempo quero reduzir nos extras que tenho comido, bolachas ou bolos derivado dos desejos da corrida. O objetivo aqui é reduzir ao máximo a inflamação que possa existir no corpo.
- Sono – manter os horários de sono em dia porque para quem treina o descanso é tão fundamental como o treino. Tentar dormir e acordar à mesma hora todos os dias inclusive no dia da prova. Levanto-me normalmente as 07 ou as 08 dependendo se vou treinar ou não. No dia da prova tenciono acordar por volta da mesma hora.
- Hidratação – beber muita água até ao dia que antecede a prova. Na véspera começar a reduzir e no dia beber apenas o necessário. Durante a prova não falhar os abastecimentos de água ou bebida energética que são fornecidos ao km 5, 7,5, 10, 13,5, 16 e 18.
- Alongamentos – tão mas tão importante que deveria ter sido o primeiro ponto!!! É capaz de ser aquele que mais descuidamos mas que tem um papel fundamental na preparação muscular (e eu que o diga…. que me lesionei na última prova). Todos os dias antes de dormir esticar as pernas e fazer alguns alongamentos ajuda-me a acreditar que os músculos tem menos probabilidade de se lesionarem no treino do dia seguinte.
- Preparação – se forem como eu, preparar o kit para o dia da prova é a parte mais gira. Escolher umas calças/calções confortáveis, o top ou tshirt da corrida e uns ténis (nunca estrear ténis novos numa prova ou mesmo uns dias antes). No dia antes, colocar logo o dorsal na camisa com os alfinetes, escolher um par de meias confortáveis e preparar a bolsa da cintura que leva um lenço, um gel energético, um batom do cieiro e um elástico para o cabelo extra.
No dia da prova o importante é estar confiante e feliz. Nada de ansiedades ou stresses. Estamos ali porque quisemos, acreditamos e trabalhamos muito E ali estaremos nós… Esse dia já ninguém nos tira💜
Para a recuperação o importante é manter uma alimentação rica em nutrientes, muita hidratação e descanso. Vejam mais dicas aqui.
Mais alguém desse lado que vá correr dia 11? Quero saber as vossas dicas!!!
Pingback: Eu corri 21.1km em menos de 2h – Operação Ano Inteiro
Pingback: O que comer antes da meia maratona – Operação Ano Inteiro