O poder da ioga
Iniciei-me recentemente nesta prática que confesso que nunca me despertou grande interesse. Sou uma pessoa muito ativa e só de pensar em estar uma hora em silêncio, a fazer posições e a respirar parecia-me uma missão impossível.🧘🏾♀️
Como costumo dizer, a vida gosta muito de provar que estou errada em algumas coisas que penso e sinceramente deixa me feliz saber que mais cedo ou mais tarde vou ser desafiada.
Aconteceu-me isso durante os meus estudos quando aos 21 anos decidi que queria fazer um mestrado em gestão sem ter quaisquer bases: fui para humanidades, fiz a licenciatura em marketing publicidade e depois decidi que queria fazer um mestrado em gestão sem ter qualquer matematica desde o 9ano. Desafio lançado, prova superada com sucesso.🙌🏽💥💥
Com a corrida aconteceu o mesmo… não corria 1km, gostava da sensação do pós corrida mas não tinha paciência. No ginásio então…. estava fora de questão. Comecei a correr por diversão, na desportiva e sem objetivos. Aliás o único motivo era descontrair enquanto apanhava sol e corria num sítio lindo como é à beira rio de Lisboa. Comecei por participar em algumas provas de 5km e posteriormente de 10km. O ano passado em Agosto decidi que queria fazer a meia maratona de Lisboa e assim foi. Em Março repeti o ritual e agora em outubro mal posso esperar… 🙏🏽
Relativamente ao ioga… anda a ganhar adeptos em Portugal e cada vez mais é a ajuda para quem precisa de relaxar, aprender a acalmar e viver mais consciente. Basicamente tudo o que eu preciso… mas não faço 🙈🙈
Com o wanderlust cada vez mais perto (vejam aqui o artigo) e curiosa como sempre, a convite do Pedro barbosa, live.oom no instagram, iniciei um curso de 12 semanas onde vamos praticar ioga e fazer alguma meditação no final de cada aula. Até ao momento já vou na terceira aula e posso dizer que tem sido uma verdadeira experiência.
Adoro aprender coisas novas sobretudo desportos, o ioga para além de desporto, é uma modalidade que trabalha muito a mente. Num mundo cada vez mais acelerado, é importante saber parar também.
Os benefícios da ioga para mim
1. O meu objetivo com a ioga é conseguir relaxar no momento que lá estou mas principalmente ficar mais calma nos momentos seguintes… tentar reduzir o stress e viver cada momento mais presente.
2. Ganhar mais flexibilidade que para além de ser fantástico porque me sinto melhor no dia a dia, é ótimo para quem pratica corrida. Sinto-me mais leve, mais flexível e com mais mobilidade.
3. Conhecer-me melhor. Sim, parece impossível dizer isto mas só o facto de estarmos uma hora em “repouso mental” e com o foco na respiração que sinto que fico mais perto de mim.
E vocês gostam de ioga? Já praticavam??? Se quiserem saber mais sobre o Pedro e o seu curso digam-me que escrevo um post só sobre isso:)