Não costumo escrever sobre estes assuntos mas a verdade é que a nova campanha da Adidas está demais!!

A campanha chama-se Faster than e é obviamente uma campanha de running e aborda a velocidade mas não como todos nós pensamos – não tem a ver com a velocidade de ser mais rápido que o outro mas a verdadeira velocidade que move os corredores amadores pelo mundo fora: a velocidade de ser mais rápido que nos próprios.

A vontade de ser “mais rápido”

Sei que para quem não corre deva ser difícil entender este conceito mas qual seria o objetivo de um corredor amador se não superar-se a si mesmo? A corrida não é um desporto que possamos começar a praticar e esperar ganhar uma corrida ou sequer ficar num top 10,50 ou 100.

A corrida é um desporto de auto-superação, de esforço, dedicação e sacrifício. Mas é também um desporto de esperança, liberdade e êxtase. Só quem corre sabe a conquista de conseguir correr mais 1km, de melhorar 1min, de superar uma distância que nunca pensamos conquistar. A corrida vende um sonho e cumpre-o a maior parte das vezes.

Para mim é um desporto que me cansa o corpo mas acalma a mente, que me dá liberdade de movimentos, que me dá esperança de querer ser mais e melhor, tanto ali naquele momento, na estrada, com os meus ténis calçados, como no meu dia a dia.

O que eu gosto desta campanha é a capacidade de me rever neste mote. É esta identificação que as marcas tanto querem criar no consumidor final. E a meu ver a Adidas consegui-o.

A CAMPANHA: FASTER THEN

Esta campanha foi criada com o objetivo de descobrir o porquê das pessoas correrem – #whywerun – onde foi feito um estudo a 6000 pessoas em 6 cidades mundiais* e os resultados são estes que aqui vêem:

Mais veloz que o ruído – 60% dos participantes concordam que a corrida regular traz benefícios à saúde mental, com 47% a dizerem que se libertam do stress diário da vida moderna, e 68% referem que o único momento em que se desligam dos telemóveis é quando correm

Mais veloz que as desculpas  18% dos corredoressentem-se inspirados depois de uma corrida, 14% maisorgulhosos do seu desempenho e 32% mais confiantesimediatamente após uma corrida.

Mais veloz que sozinho  a vertente social da corridatambém é revelada como parte do estudo, com 34% dosentrevistados a admitirem ter conhecido um futuroamigo enquanto corriam e mesmo 20% conheceremum futuro companheiro, mostrando os benefícios sociaismais inesperados que a atividade pode trazer.

Mais veloz do que o esperado – as repercussõespositivas da corrida foram reveladas como parte do estudo, com os entrevistados a ligarem o seu momentode satisfação pós-corrida ao sucesso, incluindo finalmente a alcançarem algo que estavam a adiar(34%); 30% afirmam terem encontrado o seu talento criativo e as melhores ideias e 17% dos inquiridosconfessam que a corrida lhes deu a coragem para convidarem alguém para sair.

O estudo de tendências afirma que dois terços (66%) dos corredores têm como objetivo a melhoria e transformação pessoal. A campanha reconhece este crescente movimento global do running com o intuito de inspirar mais pessoas a explorarem os efeitos positivos da corrida.

Esta campanha termina com o lançamento da marca de uns novos ténis – SL20 – com “uma inovadora entressola Lightstrike para movimentos explosivos e velocidade duradoura, os Ultraboost 20 que proporcionam o máximo retorno de energia em cada passada, e os 4D 1.0 com um design 3D e a exclusiva entressola impressa em 3D.“


Estou ansiosa para experimentar!

(FONTE: Press Release lançado dia 20-02-20)

*Estudo realizado pela One Poll. 6.000 entrevistados, que correm pelo menos uma vez por mês, nas seguintes cidades: Los Angeles, Nova Iorque, Londres, Xangai, Tóquio e Paris.