Dadas as circunstâncias atuais, os próximos tempos vão ser de contenção, exclusão social e pouco convívio. Não fosse tempo de quarantena em todo o país, já era quaresma. Um tempo que podemos usar para reflectir sobre nós, a nossa vida e o levamos dela.

Mas, e nós desportistas, que tanto gostamos de estar na rua, como é que vamos fazer? Podemos ir correr ao ar livre?

Ora bem. Como muitos de vocês têm está dúvida e eu própria a tive decidi partilhar a informação que encontrei. Aproveito para reforçar a desinformação que surge nestas alturas e portanto lembrar-vos que para informação certeira e fidedigna tem sempre o site oficial da DGS ou o World Health Organization.

É seguro correr ao ar livre? Depende.

Estiveram com possíveis infectados? Têm sintomas deste vírus – tosse, febre ou dificuldade em respirar? Então a resposta é que não é seguro estarem a sair de casa. Nem para vocês nem para todas as outras pessoas com quem se possam cruzar. Liguem para SNS 24 – 808 24 24 24 – e esperem pelos próximos passos. Mantenham-se em casa e sem contactos com pessoa de fora. Evitem ir para os centros de saúde e hospitais.

Se não tem sintomas e não estiveram com possíveis infectados então sim, pode ser seguro correrem ao ar livre mas sempre com atenção às medidas: distância de 2 metros, não tocar em nada: bancos, fontes públicas… e mal cheguem a casa desinfectem as mãos e os objetos em que tocaram: chaves, telemóvel etc.

É seguro correr em grupo?

Segundo as medidas e na minha modesta opinião, não. Não são aconselhados ajuntamentos de pessoas. Mas podem sempre combinar com alguém num determinado sítio e manterem a distância de segurança dos 2 metros e evitar obviamente o contacto físico: cumprimentos, apertos de mão… pelo menos vêem pessoas e falam com elas. Ainda hoje vi pessoas que conheci e demos um olá bem longe. 🙏🏽

O covid-19 transmite-se através do suor?

De acordo com a informação oficial, a transmissão ocorre através de gotículas respiratórias, produzidas através da tosse ou espirro – e não do suor.

Se o meu ginásio não fechou, devo ir?

Embora os ginásios já façam limpeza bidiária, a maioria dos ginásios pediu ainda um reforço nas limpezas. No entanto, na minha opinião, e o meu ginásio por acaso ainda não fechou, eu prefiro não o frequentar. E porquê?

Pode ser possível uma pessoa apanhar o vírus só por tocar numa superfície que contenha o vírus – e no ginásio nos tocamos nas passadeiras, nos pesos, nas máquinas… Depois ao tocar na própria boca, nariz ou olhos o vírus passa.

CONCLUSÃO

Para finalizar, acho que devemos manter-nos por casa o máximo que pudermos. Evitar o contacto social com família e amigos. E esperar que isto passe rápido. Se pudermos e tivermos saúde para tal podemos sair de casa para fazer a nossa caminhada/corrida num sítio mais isolado ou com poucas pessoas por perto mas sempre bem atentos as medidas que temos de seguir. Aproveitar e reforçar a nossa dose de vitamina D que vem diretamente do sol. Bastam 20min. em exposição solar direta sem proteção solar. (Obviamente tentando evitar as horas de risco). ✨😊

Vamos lá fazer a nossa parte em prol de toda a comunidade médica que certamente também gostava de estar em casa mas está nos hospitais a lutar por nós. 🤍

Deixo aqui o link do artigo que li e onde baseei algumas das respostas para estas perguntas.

Se tiverem alguma suspeita de estarem com COVID-19 e a linha da Saúde 24 não atender, mandem e-mail para a Saúde 24 (atendimento@sns24.gov.pt) que respondem em meia hora. TODOS OS CASOS TÊM DE SER REPORTADOS.