Normalmente compro as minhas bebidas vegetais já prontas por uma questão de praticidade essencialmente. Mas também porque hoje em dia já encontramos algumas receitas sem açúcares adicionados e com um bom preço de mercado. No entanto, está quaretena trouxe-me uma coisa que não tinha nos últimos tempos: tempo! E por isso decidi fazer o meu próprio “leite de amêndoa” que partilho com vocês hoje aqui.

Embora beba bebidas de soja, arroz, amêndoa ou aveia, a bebida de amêndoa é mesmo a minha favorita. Não só pelo sabor mas pela nutrição da amêndoa vs outros produtos. Relativamente a fazer em casa, para além de muito fácil de fazer, traz-nos muitos mais benefícios do que comprar a bebida vegetal já feita em que por vezes a % de amêndoa não chega aos 50%. Sim, é possível! Por isso digo sempre o porque de ser tão importante verificarmos as tabelas nutricionais antes de comprarmos os produtos. 

BENEFÍCIOS DA AMÊNDOA 

A amêndoa é um alimento extremamente nutritivo. Faz parte da família dos frutos secos e das gorduras “boas”. É rica em cálcio e magnésio, previne doenças de ossos, tem um baixo índice glicémico e poucas calorias pelo que é uma opção mais saudável para quem queira perder peso e/ou manter uma alimentação saudável.

VANTAGENS DE FAZER EM CASA

Para mim, a maior vantagem de todas de fazer o “leite” em casa é saber exatamente o que estou a consumir. Sem conservantes e extras desnecessários – e caso seja necessário sou eu que os coloco. 

Por ser um fruto, naturalmente não contém lactose nem proteína do leite de vaca sendo por isso uma opção interessante para todos os intolerantes (Como eu 🙋🏽‍♀️) ou alérgicos ao leite comum ou para todos aqueles que querem experimentar um “leite” diferente. E acreditem, em termos de sabor, não tem rigorosamente nada a ver com a bebida de amêndoa que se vende nos supermercados. 

INGREDIENTES

  • 325gr de amêndoas com pele*
  • 80gr de tâmaras sem caroço 
  • 1.3L de água

* podem fazer qualquer quantidade de amêndoas desde que utilizem 4/5x a quantidade de água.

COMO FAZER

  • Deixar as amêndoas de molho durante pelo menos 8h. Idealmente de um dia para o outro. 
  • Retirar a água das amêndoas e colocá-las na trituradora.
  • Adicionar 1.3L de água às amêndoas,
  • Adicionar 80gr de tâmaras já sem caroço. 
  • Triturar tudo durante 2min na velocidade 10 (usei um robot de cozinha).
  • Com um pano próprio ou um pano fino que tenham em casa – usei um cortinado antigo – escoar o leite para uma garrafa.

Guardem as sobras. Amanhã deixo-vos a receita das cookies que podem fazer com o que sobrou da bebida de amêndoa. Assim não desperdiçam nada e ainda ficam com um lanchinho para quando vos apetecer um doce saudável. 

A bebida dura em média 1 semana no frigorífico mas vou-vos mantendo “update”. 

Espero que gostem!<3