Sabiam que a entorse é uma das lesões mais comuns no desporto? E que não afecta só desportistas? Vamos lá conhecer o que é a entorse e como é que recuperei desta maravilhosa queda que não fiz a correr. 😅

O que é uma entorse?

As entorses do tornozelo são, provavelmente, a lesão mais comum no universo das alterações músculoesqueléticas. Estima-se que 15-25% de todas as lesões músculo-esqueléticas sejam deste tipo.

Na sua esmagadora maioria são entorses externas (cerca de 95%). Habitualmente são lesões benignas e resolvem sem sequelas, mas mesmo as lesões mais graves podem evoluir favoravelmente, se sujeitas a uma abordagem terapêutica adequada.

Www.cuf.pt

Como me lesionei?

Estava a começar a minha corrida e subi uma duna para ver se a maré estava baixa para ir correr para a praia, não vi o buraco na areia e tropecei. Na altura doeu-me mas sentei-me, apalpei e fiquei sem dor. Senti-me bem e decidi ir correr 7km a seguir. 😅 Erro! Não repitam!

Quanto tempo estive parada?

Fiquei em repouso durante 5 dias. Quando digo repouso, refiro-me à ausência de exercício físico e de caminhadas ou corridas. Continuei a fazer a minha vida pessoal e profissional mas sem fazer força na perna em questão. No entanto, o tempo de recuperação depende de pessoa para pessoa e eu própria não sei se já estarei recuperada. Vou ver como me sinto num treino leve. Uma entorse se não for bem tratada pode trazer problemas a longo prazo. Dependendo do tipo de entorse, a recuperação pode levar mais de 4 semanas.

Como recuperei?

Primeira abordagem: GELO! O gelo e as suas propriedades anti-inflamatórias são mesmo a primeira solução a aplicar nestas questões articulares, de tendões ou musculares. Muito se fala da possibilidade alternar uma fonte de calor com uma fonte de frio mas como tudo na vida, cada um diz uma coisa. Eu optei pelo que o meu fisiatra me aconselhou que foi fazer gelo o máximo tempo possível (com uma proteção para evitar a queimadura da pele). E assim foi nos primeiros três dias após a lesão. Também a elevação do membro é fundamental para evitar o inchaço. No meu caso, tentei ter sempre o pé em cima de um banco ou de uma cadeira quando estava sentada. E repouso! O repouso é essencial para o tornozelo magoado uma vez que o inchaço e a dor são derivados da inflamação do tendão e a melhor forma de aliviar essa inflamação é repousar e não fazer força. Só comecei a fazer algum exercício no 5° dia que realizei exercícios de reforço muscular para tornozelo e deixo-vos aqui alguns dos exercícios que realizei:

Fonte: https://www.ortopediabr.com.

Nota: No caso de sentir dor prolongada, o pé estar inchado ou com cor alterada, devem procurar um médico ortopedista para realizar um diagnóstico, normalmente acompanhado de um exame e possível fisioterapia.

Como evitar entorses?

Para evitar uma possível entorse no tornozelo prestem atenção aos sinais de alerta que o corpo nos dá e tenham alguns cuidados, como:

  • Realizar aquecimentos antes de qualquer exercício e alongamentos no final de cada treino.
  • Aumentar gradualmente o nível de corrida e/ou treino, e não repentinamente.
  • Fazer um bom reforço muscular, trabalhar a flexibilidade e o equilíbrio.

Espero que seja útil 😊