Como melhorar tempos no treino de corrida
Como correr mais? Melhorar tempos? Ou fazer distâncias mais longas? Se estas são as vossas dúvidas, então acho que este post vos vai ajudar.
Gostava de começar por dizer que é incrível iniciar qualquer atividade desportiva. Há qualquer coisa de fantástico nos inícios e por isso devem ser bem aproveitados. Na corrida é igual. Quando comecei a correr, comecei por uma prova de 5km. Nunca me passou pela cabeça que um dia ia correr uma meia maratona, quanto mais uma maratona (42km).
Idealmente as distâncias de prova são graduais, ninguém começa por correr uma maratona sem nunca ter feito 5,10 ou 21km. E tal como as provas, os treinos também o devem ser.
Conto muitas vezes em conversa que quando comecei a correr, corria 3km a 6’30/km. Hoje em dia, embora faça treinos de várias velocidades, sinto-me lindamente a correr a 5’30. 🥰
Claro que isto só foi possível porque sempre gostei de treinar. Não sendo isto bem verdade, sempre me dediquei à corrida, mais a sério a partir de 2016 – altura que corri a minha primeira meia-maratona (21km) e porque FUI CONSISTENTE. Sim, a consistência é o segredo do sucesso de toda a gente que conseguiu alguma coisa na sua vida. Por mais difícil que seja, por mais derrotas que tenha, cair e voltar a tentar é a estratégia de quem quer algo. E eu tento sempre passar isto aqui no blog e no instagram – se faz o vosso coração acelerar ou os vossos olhos brilharem – vale a pena insistirem.✨
O que é que eu acredito que me ajudou mesmo a melhorar os meus tempos:
Treinos consistentes
Correr com regularidade. Estabelece uma meta semanal e respeita-a. Para mim o ideal são 2-4 dias de corrida semanal com distâncias diferentes. E há coisas obrigatórias como não correr dois dias seguidos (exceto alguma ocasião especial – preparação da maratona, por exemplo).
Distâncias diferentes
Variar na distância. Correr todos os dias os mesmos 5km não te vai fazer evoluir. Experimenta correr 3km num dia, descansar e correr 5km porque assim o teu corpo nunca vai saber exatamente o que esperar.
Treinos rápidos e explosivos
As tao temidas “séries” em que se alterna uma velocidade mais rápida e outra mais lenta. Comecei por fazer séries mais curtas de 200, 400m mas também mais longas de 800m ou 1km. As séries são importantes porque nos obrigam a sair da zona de conforto e por sua vez a estimular o nosso sistema cardiovascular. Quando tiveres de correr ao mesmo ritmo, o teu corpo vai ser capaz de melhores resultados.
Correr em diferentes pisos
A corrida não precisa/nem deve ser sempre plana uma vez que é a diversidade que nos desafia. Quando preciso de fazer estímulos diferentes, corro na cidade. Lisboa é conhecida como a cidade das 7 colinas, por algum motivo e para as pernas é uma ótima forma de melhorar tempos e de dar estímulos diferentes.
Treinos de alta intensidade
Sim, nem só de corrida vive um corredor. É importante variar os estímulos e também os treinos. Se não como é que explico que a seguir à quarentena corria mais rápido do que antes? Quero acreditar que teve haver com a intensidade e variedade dos treinos que fiz diariamente em casa numa altura em que pouco mais se podia fazer.😅
Outras coisas que acredito que indiretamente me ajudaram a melhorar os meus tempos foram: sono: dormir bem é fundamental para estar cheia de energia para o treino seguinte e para recuperar os músculos; uma alimentação equilibrada e variada dá ao nosso corpo todos os nutrientes que precisamos para estarmos no nosso melhor, e por fim, a massagem desportiva que embora não a faça com a regularidade que devo, em alturas de treinos mais regulares e intenso não falto a “esfrega” semanal.
Boas corridas <3