Abdominais hipopressivos //
– Rescrito –
Há 4 anos fui a um Workshop muito interessante sobre como conseguir uma barriga lisa com a autora do livro “Barriga Lisa” – Eunice Moura onde o principal tema abordado foi o seu método low pressure fitness.
Embora, na altura nunca tivesse ouvido falar desse método, já conhecia os abdominais hipopressivos (umas das técnicas mencionadas) e até já tinha experimentado nesse verão. Na verdade, foi no verão que tive na minha melhor forma física.
Mas regressando ao que interessa, o que me chamou a atenção nesse workshop foi a possibilidade de ouvir alguém a explicar como é que podemos conseguir uma barriga lisa sem ter de fazer os típicos “crunchs” – tão famosos até então.
A verdade é que como sempre disse, nunca vi mais resultados por fazer abdominais tradicionais: crunchs e similares. Os abdominais que mais me ajudam a definir são pranchas e exercícios dinâmicos. Tenho alguns aqui no blog. Outra coisa que me chamou a atenção foi a possibilidade de ser dirigidos a pessoas que normalmente não têm ou não podem fazer os abdominais ditos normais.
Para quem?
- Pode ser realizado por pessoas de qualquer idade
- Muito útil em mulheres no pós parto
- Após cirurgias mediante acompanhamento médico
E o melhor disto tudo é que estes abdominais hipopressivos realmente resultam porque trabalham a níveis internos e permitem uma contração interior do abdomén – contração essa que muitas vezes não acontece com os abdominais comuns porque as pessoas esquecem-se simplesmente de contrair o abdominal. E contra mim, falo… Aqui é difícil esquecerem-se uma vez que a técnica é baseada nisso mesmo- manter a barriga colada às costas!
Principais benefícios:
- Ajuda a fortalecer os músculos interiores;
- Ajuda a definir visualmente a barriga e diminuir a cintura;
- Evita a incontinência urinária através do fortalecimento pélvico;
- Melhora a vida sexual pela mesma razão acima mencionada;
- Fortalece os músculos das costas e contraria a má postura.
Estes exercícios parecem mais simples do que realmente são mas com a prática vamos lá. Deixo-vos aqui alguns exercícios para testarem este tipo de abdominais! Depois quero saber se viram resultados ou não 🙂
A técnica em si:
De pé, sentada ou deitada num tapete de ioga, mantemos joelhos fletidos ou semi-flectidos. (exemplo na imagem abaixo)
1. Respirar inspirando pelo nariz e expirando pela boca;
2. Inspirar contando 3 tempos e expirar contando 4;
3. Fazer algumas respirações tipo 3 ou 4 vezes;
4. Depois de ter soltado todo o ar, realizar uma apneia fazendo o movimento de colar a barriga às costas mas sem entrada de ar.
5. Aguentar 10 segundos. Repetir 3 a 4 vezes.
Resumindo, vou voltar a fazer estes abdominais. São muitos os benefícios, são fáceis de fazer e conseguem, facilmente, fazer-se em qualquer lado por isso lanço-vos o desafio. Vamos a isso?
Em caso de dúvidas, consultem sempre um profissional de saúde ou de exercício físico.