Uma das maiores dificuldades quando começamos a correr é, sem dúvida, a respiração. As dores de burro, a falta de ar ou a dificuldade a respirar é normalmente má respiração.

E como sei que esta é uma das vossas maiores dúvidas, decidi informar-me mais sobre este tema para partilhar com vocês. Como é que afinal vamos respirar melhor para corrermos mais e melhor?

Um dos meus truques quando tenho dificuldade a correr é ir mais devagar. Às vezes a dificuldade em respirar é a velocidade a que vamos. É preciso abrandar e saber qual é o nosso ritmo ideal. Nem sempre a nossa velocidade ideal corresponde à velocidade que queremos desenvolver mas é uma questão de tempo. Persistência e não desistir.

Para mim, uma respiração constante e mais rápida ajuda-me a manter o pace. Hoje em dia, a respiração é natural mas quando comecei não era. Tinha de pensar e ir sentido as sensações que o meu corpo me dava.

Para a corrida, a respiração pela barriga é mais aconselhada em detrimento da respiração pelo tórax. Para testar, sentem-se numa cadeira ou deitem-se na cama e inspirem pelo nariz, contraindo a barriga, e expirem pela boca, relaxando a barriga. O objetivo é adaptar esta técnica à corrida.

No entanto, na corrida é normal que a respiração seja feita bela boca uma vez que a possibilidade de ingestão de ar é muito superior à do nariz e também é uma forma mais “ampla” de expulsar o dióxido de carbono.

Dica final: numa fase inicial, experimentem ouvir a vossa respiração e para isso levem a música baixinha ou comecem mesmo sem música.

Acima de tudo, oiçam o vosso corpo e vão testando várias formas de respirar para descobrir qual é a que se adapta melhor ao vosso estilo. Espero que algumas destas dicas vos ajudem a melhorar e a sentirem-se melhor nas vossas corridas.

Partilhem comigo as vossas dicas.